Todas as empresas, independentemente do seu porte ou tipo, precisam de soluções de segurança, seja para proteger suas operações, informações da empresa ou dos clientes com quem se relacionam comercialmente.

Essa segurança é construída em torno de três Pilares da Segurança da Informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade, com o objetivo de garantir que as informações estejam íntegras, disponíveis e sejam acessadas apenas por pessoas autorizadas.

Nesse contexto, as soluções de proteção são muitas. Dentre elas, está o gerenciamento de servidores e serviços. E quem garante esse tipo de serviço são os MSPs. Vamos entender melhor…

O que é MSP?

MSP é a sigla para Provedor de Serviços Gerenciados. Trata-se, basicamente, do fornecedor da solução de serviços gerenciados

É o MSP que dará todo o suporte necessário, além da manutenção contínua e preventiva de TI para mitigar problemas que possam acontecer.

Os MSPs atuarão com cuidados proativos. Eles vão realizar a manutenção de rotina de hardware, mantendo-os em funcionamento o tempo todo e ajudando a evitar o tempo de inatividade.

Podemos definir o MSP também como a união de administradores de redes, consultores de segurança e especialista em recuperação de desastres, esses são profissionais bem versáteis, prontos para atuar em uma ampla variedade de atividades dentro da gestão de TI.

Simplificando, os provedores de serviços gerenciados, além de trazerem a entrega prática de um modelo e custo previsíveis, trazendo qualidade e agilidade na prestação de serviços, também aprimoram a estabilidade e a tranquilidade dos líderes de TI. Sendo assim, será um projeto resiliente e com custo previsível

Dito isso, já dá para imaginar suas possibilidades. Mas, então…

Qual a realidade dos MSPs?

Para analisar a realidade dos MSPs, basta pensar na seguinte questão: quantas ferramentas são necessárias para proteger uma rede?

Quando você adiciona tudo que é preciso, chega-se ao número de, no mínimo, 15 ferramentas diferentes, sendo elas: Monitoramento e Gerenciamento, antivírus, continuidade de negócios, central de ajuda, backup e recuperação de desastres e muitos outros…

Para um Provedor de Serviços Gerenciados, isso significa 10 a 20 fornecedores, softwares e painéis diferentes para gerenciar. Nesse contexto, precisariam treinar seus técnicos, gerenciar seus fornecedores e torcer para que nada seja eliminado e coloque seus clientes em risco.

Por isso, pode-se pensar que o ideal para o MSP, nesse caso, seria não vender a pilha mencionada acima. Mas, em vez disso, vender o resultado da proteção. Ou seja, a ideia de que, por uma determinada taxa mensal, entregará cinco vetores de proteção cibernética para garantir que os dados estejam seguros e sejam acessíveis, privados e protegidos, mantendo o funcionamento da empresa.

A linha da conversa está mudando, portanto, de “qual ferramenta é melhor” para “qual é a melhor maneira de proteger os dados do cliente”.

Para fornecer proteção eficaz no cenário atual, faz-se necessário a implementação de um modelo híbrido, envolvendo pessoas, processos e ferramentas modernas para garantir uma segurança abrangente.

Ainda assim, evidentemente, não existe uma solução que funcione como mágica para proteção de dados. Sim, não há uma ferramenta que garanta 100% de certeza e proteção em absolutamente todos os momentos. Para compor esse cenário de proteção, apresentamos a Acronis. 

Proteção cibernética completa e projetada para MSPs

A Acronis Cyber Protect Cloud é uma solução de proteção abrangente que cobre você de ponta a ponta. 

Com o Acronis Cyber ​​Protect Cloud, você obtém uma integração única de backup e recuperação, proteção antimalware em tempo real e gerenciamento de endpoint. Ele cria backups regulares e confiáveis ​​de forma automática e os armazena com segurança para que estejam disponíveis onde e quando quiser.

O design integrado visa ajudar os MSPs gestão e manutenção de seus clientes. Para empresas, o Acronis Cyber ​​Protect Cloud melhora a prevenção do tempo de inatividade e acelera a correção.

Vale dizer que, anteriormente, quem revendia e comprava soluções Acronis no Brasil ainda usava o data center da empresa nos EUA – algo que gerava alta latência. Mas, agora, a boa notícia é que as soluções chegaram ao Brasil mediadas pela Stock, distribuidora de soluções tecnológicas de valor agregado. 

Assim, hoje, o ambiente redundante e qualificado da Matrix Data Center é responsável por todo o tráfego de dados da companhia em território nacional, sendo o primeiro storage da Acronis na América Latina.

A solução garante o respaldo automatizado e a restauração rápida de backups do Microsoft 365, com RTO (objetivo de tempo de recuperação) bastante aprimorado.

Agora você pode estar se perguntando: será que essa parceria é ideal para o seu negócio? E como começar?Nosso time de especialistas pode te ajudar! Entre em contato e vamos conversar e buscar a solução certa para você.


Roberto Rozon
Vice Presidente Comercial
Gostou? Compartilhe na sua rede social!