A nuvem híbrida é o melhor dos dois mundos no universo do processamento de dados, pois permite que dados e aplicativos sejam compartilhados tanto na nuvem pública quanto na privada. Estes três estilos de armazenamento e processamento de dados são bastante utilizados por diversas empresas. Porém, algumas organizações ainda optam por um quarto estilo de nuvem: o multi-cloud. Este estilo permite o compartilhamento de dados e aplicativos em múltiplas nuvens públicas, privadas e híbridas.
Se na nuvem privada o sistema opera em um datacenter da própria empresa – ou sublocado -, na pública vários servidores de diferentes empresas trabalham para armazenar dados e aplicativos. Já as nuvens híbridas e multi trabalham o tempo todo misturando estes dois mundos, de acordo com os objetivos de quem os utiliza.
Entre as vantagens de se usar uma nuvem híbrida, estão o aumento instantâneo da capacidade de armazenamento, bem como a diminuição do tempo e do custo de compra, instalação e manutenção de novos servidores que nem sempre são necessários. Mas, o que de fato faz valer a pena ter este estilo de armazenamento é a agilidade que ela dá às empresas de transformação digital.
Toda organização que faz o gerenciamento de tecnologia, trabalha sob duas agendas: a de TI, focada em guardar dinheiro, e a de transformação do negócio, focada em investimentos para ter mais dinheiro. Ou seja, sua empresa pode querer e, de fato, precisar fazer a combinação das nuvens pública e privada.
É importante lembrar que nem tudo pertence a uma nuvem pública. É por isso que muitas empresas estão optando pela nuvem híbrida que oferece os benefícios da pública e da privada, além de tirar proveito da arquitetura existente em um datacenter.
A seguir, vantagens e desvantagens das nuvens privada e pública:
Nuvem pública
Vantagens
– Escalabilidade (para cima e para baixo)
– Investimento mais baixo (capex)
– Confiabilidade
Desvantagens
– Menos controle da segurança dos dados
– Despesas operacionais mais altas (opex)
Nuvem privada
Vantagens
– Segurança
– TCO potencialmente mais baixo
– Maior controle e customização
– Flexibilidade de movimentação de dados
Desvantagens
– Custos mais altos
– Mais responsabilidades
– Menos flexibilidade na escalabilidade
Já os cenários para a nuvem híbrida são muitos e bastante promissores, veja:
– Cargas de trabalho dinâmicas ou que mudam frequentemente
– Possibilidade de separar cargas de trabalho críticas de cargas de trabalho menos sensíveis
– Processamento de Big Data
– Muda para a nuvem gradativamente, no seu próprio ritmo
– Necessidades temporárias de capacidade de processamento
– Flexibilidade para o futuro
O conhecimento especializado em nuvem da Matrix, ajuda a sua empresa a eliminar o estresse que é executar a infraestrutura de qualquer uma das nuvem. Seja a pública, a privada ou, até mesmo, a híbrida. Os designers de soluções trabalham em estreita colaboração com os objetivos do cliente, para arquitetar aquela que for ideal para os negócios.
O ambiente de nuvem é gerenciado a nível empresarial com Infraestrutura como Serviço (IaaS) altamente seguro para web, dispositivos móveis e aplicativos, sem o incômodo e o custo de fazer isso sozinho. A cloud da Matrix é flexível, escalável e fácil de implantar, mas alguém ainda precisa executá-la. Vamos nos concentrar na sua infraestrutura para que você possa se concentrar no seu negócio.
Vale lembrar que as nuvens privadas são pools de recursos que devem ser operados, controlados e gerenciados por uma equipe altamente qualificada e disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia. A experiência em virtualização e serviços gerenciados disponíveis, significa que a Matrix pode lidar com as complexidades do gerenciamento destes ambientes.
Se considerarmos que nem sempre é possível prever quais de fato serão as necessidades da empresa, não existem motivos para limitar suas opções. Ao escolher a nuvem híbrida, você opta pelo melhor dos dois mundos, simultaneamente. A Matrix combina a eficiência e a flexibilidade da computação em nuvem, com experiência em Hosting gerenciada e colocation para criar a nuvem certa para você e sua empresa.
