A nuvem híbrida é o melhor dos dois mundos no universo do processamento de dados, pois permite que dados e aplicativos sejam compartilhados tanto na nuvem pública quanto na privada. Estes três estilos de armazenamento e processamento de dados são bastante utilizados por diversas empresas. Porém, algumas organizações ainda optam por um quarto estilo de nuvem: o multi-cloud. Este estilo permite o compartilhamento de dados e aplicativos em múltiplas nuvens públicas, privadas e híbridas. 

Se na nuvem privada o sistema opera em um datacenter da própria empresa – ou sublocado -, na pública vários servidores de diferentes empresas trabalham para armazenar dados e aplicativos. Já as nuvens híbridas e multi trabalham o tempo todo misturando estes dois mundos, de acordo com os objetivos de quem os utiliza. 

Entre as vantagens de se usar uma nuvem híbrida, estão o aumento instantâneo da capacidade de armazenamento, bem como a diminuição do tempo e do custo de compra, instalação e manutenção de novos servidores que nem sempre são necessários. Mas, o que de fato faz valer a pena ter este estilo de armazenamento é a agilidade que ela dá às empresas de transformação digital. 

Toda organização que faz o gerenciamento de tecnologia, trabalha sob duas agendas: a de TI, focada em guardar dinheiro, e a de transformação do negócio, focada em investimentos para ter mais dinheiro. Ou seja, sua empresa pode querer e, de fato, precisar fazer a combinação das nuvens pública e privada.

É importante lembrar que nem tudo pertence a uma nuvem pública. É por isso que muitas empresas estão optando pela nuvem híbrida que oferece os benefícios da pública e da privada, além de tirar proveito da arquitetura existente em um datacenter.

A seguir, vantagens e desvantagens das nuvens privada e pública: 

Nuvem pública

Vantagens

– Escalabilidade (para cima e para baixo) 

– Investimento mais baixo (capex)

– Confiabilidade

Desvantagens

– Menos controle da segurança dos dados

– Despesas operacionais mais altas (opex)

Nuvem privada

Vantagens

– Segurança

– TCO potencialmente mais baixo

– Maior controle e customização

– Flexibilidade de movimentação de dados

Desvantagens

– Custos mais altos

– Mais responsabilidades 

– Menos flexibilidade na escalabilidade

Já os cenários para a nuvem híbrida são muitos e bastante promissores, veja: 

– Cargas de trabalho dinâmicas ou que mudam frequentemente

– Possibilidade de separar cargas de trabalho críticas de cargas de trabalho menos sensíveis

– Processamento de Big Data

– Muda para a nuvem gradativamente, no seu próprio ritmo

– Necessidades temporárias de capacidade de processamento 

– Flexibilidade para o futuro 

O conhecimento especializado em nuvem da Matrix, ajuda a sua empresa a eliminar o estresse que é executar a infraestrutura de qualquer uma das nuvem. Seja a pública, a privada ou, até mesmo, a híbrida. Os designers de soluções trabalham em estreita colaboração com os objetivos do cliente, para arquitetar aquela que for ideal para os negócios.

O ambiente de nuvem é gerenciado a nível empresarial com Infraestrutura como Serviço (IaaS) altamente seguro para web, dispositivos móveis e aplicativos, sem o incômodo e o custo de fazer isso sozinho. A cloud da Matrix é flexível, escalável e fácil de implantar, mas alguém ainda precisa executá-la. Vamos nos concentrar na sua infraestrutura para que você possa se concentrar no seu negócio.

Vale lembrar que as nuvens privadas são pools de recursos que devem ser operados, controlados e gerenciados por uma equipe altamente qualificada e disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia. A experiência em virtualização e serviços gerenciados disponíveis, significa que a Matrix pode lidar com as complexidades do gerenciamento destes ambientes.
Se considerarmos que nem sempre é possível prever quais de fato serão as necessidades da empresa, não existem motivos para limitar suas opções. Ao escolher a nuvem híbrida, você opta pelo melhor dos dois mundos, simultaneamente. A Matrix combina a eficiência e a flexibilidade da computação em nuvem, com experiência em Hosting gerenciada e colocation para criar a nuvem certa para você e sua empresa.


Beatriz Marchi
Analista de Marketing
Gostou? Compartilhe na sua rede social!