Grupo Agis – Estudo de Caso Engenharia e Construção – Matrix

Grupo Agis

ESTUDO DE CASO ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

“O apoio e a presença da Matrix desmitificou os receios da empresa durante processo de migração para nuvem, que foi rápida e imperceptível aos usuários. Além da qualidade do serviço, desde a primeira reunião realizada foi nítida a transparência da Matrix na elaboração do projeto. A proximidade com o corpo diretivo, e o trabalho colaborativo foram essenciais na decisão por essa parceria”
Leandro Vieira - CIO
Sobre o Grupo Agis
O Grupo Agis reúne, através da holding Agrocap Participações, empresas de construção, sistemas e mineração:
  • Construtora Ferreira Guedes: Especialista em obras ferroviárias, rodoviárias, portuárias, hidráulicas, de saneamento, industriais e edificações;
  • Adtranz : Especializada em sistemas de energia, telecomunicações, automação, ventilação, com ênfase no segmento metro ferroviário;
  • Territorial São Paulo: Empresa dedicada a exploração de minérios com destaque em agregados para a construção civil.
Atuando em todo o território nacional, o grupo Agis é responsável por obras de grande porte, como a transposição do Rio São Francisco, o metrô de Fortaleza, o metrô linha II de São Paulo, dentre outros.

Infraestrutura de TI:

A equipe de TI da Agis é responsável pelo processamento de todas as informações de negócios da grupo. As empresas do grupo consomem de maneira centralizada o sistema ERP generalista, que consolida fluxos de trabalho, informações financeiras, de clientes e fornecedores da holding. O ERP está integrado com sistema especialista na gestão de construção civil, que é acessado por todos os canteiros de obras. Finalmente, as informações são diariamente extraídas dos sistemas back-office e carregadas em ambiente de BI (business inteligence), responsável pelo planejamento diário das operações nos canteiros de obras, como percentual de completude, dependências, alocação e contabilização do uso de mão-de-obra, alocação e gestão do aluguel de equipamentos pesados, recebimento e alocação de insumos, dentre outros.

Situação Original

Os sistemas de back-office estavam hospedados em CPD (centro de processamento de dados) nas instalações do grupo Agis (on-premisse). Além de restrições de conectividade e disponibilidade dos sistemas, e a necessidade de maior capacidade de processamento devido ao crescimento dos negócios, a equipe de TI necessitava investir na atualização de todo o parque de servidores, que se encontravam fora da garantia do fornecedor.

Escolha pelo Fornecedor

Em 2020 o Grupo Agis iniciou uma criteriosa seleção de fornecedores para a atualização do seu parque tecnológico, onde ficou evidente a viabilidade de migração de sua infraestrutura on-premisse para Data Center e plataformas de nuvem. Resultado desta iniciativa, decidiu contratar os serviços da Matrix para hospedagem dos sistemas back-office (nuvem privada) e um provedor internacional para hospedagem dos sistemas BI (nuvem pública).

Migração do Back-Office para a Nuvem Privada da Matrix

Apoiado por serviços gerenciados de missão crítica da Matrix, e com o forte comprometimento do equipe de TI da Agis, todo o processo de migração dos sistemas de back-office aconteceu sem interrupções nos negócios. Os usuários e departamentos de TI experimentaram uma melhoria relevante na performance para acesso as aplicações, uma vez que a capacidade de telecomunicações e o poder de processamento oferecido pela Matrix eram muito superior se comparado a infraestrutura on-premisse.

Migração do BI para a Nuvem Pública do Fornecedor Internacional

Embora executada com sucesso, a migração dos sistemas BI do Grupo Agis para a cloud pública não apresentava a performance adequada. Cada canteiro de obra exige replanejamento diário, envolvendo cronogramas de atividades por projeto para tomada de decisão. A logística necessária para o planejamento e abastecimento dos canteiros de obras começa muito cedo, geralmente as três da manhã. Deste modo, o Grupo Agis tem uma janela muito curta para extração, carga e processamento deste planejamento. Todo esse processo durava de quatro a seis horas, acarretando atrasos e grande impacto nas operações de canteiros de obras.

Migração do BI para a Nuvem Privada da Matrix

Após alguns meses de tratativas com o fornecedor internacional, a equipe de TI do Grupo Agis decidiu migrar os sistemas de BI para a nuvem privada da Matrix. Novamente a migração ocorreu sem impacto para os negócios. As rotinas de extração, carga e processamento do planejamento dos canteiros de obra passaram a ser executadas com muito mais celeridade, consumindo de 45 minutos a duas horas, em linha com as necessidades de negócio dos canteiros de obras.

Situação Atual

Desmitificou-se a utilização de plataformas de nuvem para suporte a sistemas de missão crítica
  • Migração segura e sem downtime;
  • Melhora significativa na performance das rotinas de BI e back-end;
  • Nível de profissionalismo e capacidade técnica da equipe de atendimento da Matrix;
  • Maior flexibilidade, com respostas rápidas para adequação constante do ambiente;
  • Redução de 30% de custo na migração para nuvem
Considerações sobre Covid-19
Como todo o ambiente foi arquitetado para acesso 100% remoto, não houve necessidade de adequação da infraestrutura para suporte ao trabalho remoto. As restrições de circulação em rodovias decretadas pelo isolamento social diminuíram ainda mais a janela de tempo disponível para processamento BI e replanejamento diário dos canteiros de obras. Os serviços gerenciados da Matrix garantiram a continuidade das operações do Grupo Agis em tempos de Covid-19.

Depoimento

“O apoio e a presença da Matrix desmitificou os receios da empresa durante processo de migração para nuvem, que foi rápida e imperceptível aos usuários. Além da qualidade do serviço, desde a primeira reunião realizada foi nítida a transparência da Matrix na elaboração do projeto. A proximidade com o corpo diretivo, e o trabalho colaborativo foram essenciais na decisão por essa parceria"

Leandro Vieira
CIO Grupo Agis

Matrix

Hybrid IT

ENTRE EM CONTATO

ESTAMOS AQUI PARA AJUDÁ-LO!

Nome (obrigatório) *
Sobrenome (obrigatório) *
E-mail (obrigatório) *
Telefone (obrigatório) *
Nome da empresa
Estou interessado em:
Comentários / Pedidos Especiais:

Close Bitnami banner
Bitnami