Redução de custos, segurança, redundância, suporte constante, reposição rápida de hardware, fácil controle e escalabilidade. Estes são os motivos principais para sua empresa alugar a infraestrutura de um data center, também conhecida como Colocation, para instalar o seu próprio servidor. Esta é uma alternativa usada por empreendedores que estão em constante crescimento, independente do tamanho da empresa, mas que não tem interesse em gerenciar seus próprios servidores. 

Além de garantir a praticidade para quem contrata o Colocation, afinal, o serviço otimiza o processo de armazenamento de dados, não sendo necessário investir tempo e dinheiro em uma estrutura própria e na contratação de equipe especializada, ele também protege os dados dos clientes com um nível maior de confiabilidade.   

No Colocation, seu servidor receberá toda a atenção necessária para que sua empresa funcione da forma ideal, inclusive nas soluções técnicas para o ambiente em que ele se encontra, com maior refrigeração, conectividade ao seu próprio ambiente e fornecimento de energia em tempo integral, essencial para que os equipamentos funcionem corretamente. 

Entenda melhor por que investir em Colocation é um bom negócio

Conforme foi falado no início do texto, existem, pelo menos, sete motivos para você investir em um aluguel para o seu servidor. Conheça melhor os detalhes de cada um dos motivos: 

Redução de custos: 

– economia com investimentos e gastos iniciais com equipamentos;

– modelo de operação mais previsível; 

– a TI da sua empresa pode focar no core business do negócio, sem gerenciar ambientes ou fazer treinamento de pessoas para montar a equipe;  

Segurança:

– capacidade de manter as aplicações online o tempo todo com segurança;

– fornecimento de energia elétrica redundante, conexão dedicada, segurança física e lógica;  

– monitoramento constante de acesso e ambientes climatizados; 

Redundância (uma dos principais motivos): 

– várias camadas de segurança física e lógica, sem períodos de interrupções;

Suporte constante:

– disponível sete horas por dia, sete dias por semana; 

– equipe de engenheiros e técnicos à disposição para solucionar problemas ou dúvidas sobre o assunto; 

Reposição rápida de hardware:

– a disponibilidade do serviço de TI da empresa, agiliza o processo de produção, caso haja problemas; 

Fácil controle

– o controle dos equipamentos continua com a equipe da empresa, o que tranquiliza os gestores e traz mais crescimento para a estrutura de TI; 

Escalabilidade

– solicitar maior largura de banda para atender às novas necessidades da empresa e pagar pelo que for utilizado. 

Com o constante crescimento do mercado de TI, investir em Colocation dará maior praticidade e qualidade aos serviços prestados. Além disso, não gera possíveis preocupações entre elas o fornecimento de energia elétrica, uma vez que o Colocation trabalha com geradores e nobreaks, tem diversas linhas de transmissão, sem esquecer das conexões de rede e sistemas de backup redundantes, conforme o Acordo de Nível de Serviço (SLAs) para garantir a disponibilidade total da infraestrutura. 

É importante, no entanto, ficar atento ao contratar serviços de Colocation para saber quem de fato é o servidor e se é possível confiar na empresa. Afinal, a empresa será responsável pela infraestrutura e suporte técnico do seu data center. É aí que entra o Colocation da Matrix, que tem as classificações e certificações principais para manter em segurança um dos principais investimentos de seus clientes. Desde acessibilidade até conectividade multi-carrier, a Matrix garante um serviço de Colocation ideal para o seu negócio. 

Venha conversar com a nossa equipe e entenda todos os suportes que você pode receber para a sua empresa.


Alexandro Castelli
Diretor de Produtos
Gostou? Compartilhe na sua rede social!