Você tem monitorado a jornada digital do seu cliente? Se não estiver, deveria! É esse um ponto fundamental para garantir que a experiência do usuário seja otimizada oferecendo mais qualidade e melhor desempenho em todos os canais digitais. Felizmente, tudo isso é possível através do Matrix Dynatrace.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, o acesso ao universo digital é constante e acontece quase que o tempo todo. Estar presente nos canais digitais é essencial. Mas só isso não basta. É necessário entregar experiências digitais incríveis para os seus clientes.

Além disso, com a adesão cada vez maior de alguns canais, como o e-commerce, atentar-se ao uso e acesso dos clientes às plataformas é essencial para que a experiência seja continuamente boa. Caso contrário, há desconexão, rejeição e até perda de vendas.

Pensando nisso, a chave é investir na gestão da experiência digital do seu cliente. Para te auxiliar, neste artigo, vamos explicar como o Matrix Dynatrace te ajuda com esse desafio. 

Experiência do cliente no universo digital 

A migração para o meio digital impacta diretamente na experiência do cliente. Agora, é preciso inovar digitalmente, não mais somente no ambiente físico – algo que vai exigir muitas transformações por parte do negócio. 

Se anteriormente a experiência envolvia contato, como entre cliente e vendedor, atualmente, tem mais relação com conveniência e economia de tempo – revelando a necessidade de sites e aplicativos serem mais rápidos. Nesse contexto, deve-se considerar, ainda, que os clientes estão cada vez mais exigentes.

Por esse motivo, vale ressaltar que quando a experiência nos canais digitais falha, os negócios também falham. É dessa característica que vem a necessidade de monitorar o desenvolvimento do seu negócio digitalmente, verificando quais partes causam desconexão durante a jornada do cliente. 

Para isso, tradicionalmente, as equipes de DevOps monitoram para que, rapidamente, possam descobrir e corrigir interferências no desempenho dos aplicativos que interfiram na experiência do cliente. 

De forma análoga, os proprietários dos aplicativos também costumam contratar equipes de analistas para explorar as ferramentas e encontrarem pontos de melhoria.  

Contudo, essas equipes não unem o desempenho dos aplicativos e a experiência do usuários às métricas de negócios. Caso isso acontecesse, seria bem mais simples entender o impacto dos problemas diretamente nas metas da empresa.

A boa notícia é que com o Matrix Dynatrace questões desse tipo podem ser solucionadas. Com a tecnologia, é possível detectar anomalias em tempo real e obter respostas precisas para perguntas que afetam os resultados de negócios. 

Como o Matrix Dynatrace pode ajudar nas experiências digitais 

O Matrix Dynatrace oferece uma análise completa da experiência digital do cliente. Por essa razão, é possível monitorar e, em sequência, otimizar os pontos relevantes para que a experiência seja cada vez melhor. 

Em outras palavras, com essa solução, é viável obter uma visão de 360 graus e ampliar a jornada do cliente, oferecendo excelente qualidade e desempenho em todos os pontos de contato digitais. 

A partir da análise da satisfação do cliente e de impacto nos negócios também é possível oferecer experiências excelentes, corrigindo os aspectos necessários.

Além dessas, há outras possibilidades e vantagens:

Visão operacional completa

O Matrix Dynatrace permite que você visualize os aplicativos da mesma forma que os clientes veem, isto é, uma visão operacional completa.

Com isso, há mais consciência sobre onde o desempenho é mais importante, entendem-se as interações dos clientes com o aplicativo e torna-se possível priorizar a otimização de desempenho com base em resultados.

Verifique a saúde dos negócios 

Utilizando Inteligência Artificial, o Experiência Digital & Business Analytics do Matrix Dynatrace permite unir os dados de desempenho de aplicativos e experiência do usuário com métricas de negócio, tais como receita, pedidos, rotatividade e conversão.

Ele é usado, por exemplo, para obter um entendimento profundo a respeito da saúde geral dos negócios. Consegue-se verificar se as promoções estão atingindo as metas, se os clientes de um determinado local têm problemas com transações ou se recursos de um aplicativo móvel estão causando aumento no volume de atendimento.

Otimize os funis de conversão

Outro aspecto detectável pelo Matrix Dynatrace é a causa raiz de eventuais problemas com a experiência digital do cliente. É possível compreender quem está abandonando o processo de busca ou compra de produtos e serviços e em que passo isso acontece, além do motivo (causa raiz) para tal. A análise automatizada e instantânea permite corrigir rapidamente os problemas e otimizar as etapas e o funil de conversão.

Ao monitorar essa questão em tempo real, pode-se resolver o problema bem antes dele começar a afetar outras oportunidades. Identificando os usuários que tiveram um problema específico é viável fornecer descontos e, consequentemente, aumentar a lealdade do consumidor.

O Dynatrace diante do novo normal

A crise do coronavírus fez com que muitos corressem para migrar para o ambiente online em vários sentidos. Evidentemente, muita coisa mudou e, em algumas situações, o Dynatrace já tem atuado positivamente.

Como exemplo disso, há o site do governo dos EUA. Ao monitorarem sites de missão crítica durante a Covid-19, notaram que o site de desemprego dos EUA registrou um recorde de 115.000 sessões diárias, aumentando cada vez mais, até chegar em 153.000.

Durante o período, a partir do uso do Dynatrace, foi possível descobrir um serviço inconsistente de terceiros no Departamento do Trabalho do País. Por essa razão, aceleraram a implantação da tecnologia no site e, imediatamente, descobriram uma variedade de erros que antes o Estado não fazia ideia que ocorria. 

Como aderir ao Matrix Dynatrace

Para aderir ao Matrix Dynatrace, basta falar com um dos especialistas e permitir que a solução trabalhe por você, automatizando sua operação de cloud, diagnosticando e solucionando problemas através da inteligência artificial e promovendo experiências incríveis para seus clientes e usuários.

Com essa tecnologia, a partir da inteligência artificial, todas as transações e dependências serão mapeadas, o código-fonte de aplicações inspecionado e, por fim, será gerada uma análise de causa-raiz precisa, de forma automatizada e preditiva.

Além disso, com o Matrix Dynatrace, a monitoração e gerenciamento full-strack permite visibilidade total para ambientes virtualizados, containers e tecnologias de cloud. E também é compatível com nuvens públicas, como Google Cloud, AWS e Azure.

E mais: a solução está integrada com as principais tecnologias de operações autônomas, como Slack e ServiceNow. Há também integração nativa a ferramentas de DevOps, como Puppet, Chef e Gira, e a ferramentas de Open Ingest, como Prometheus e Open Tracing.

Está pronto para monitorar a experiência digital dos seus clientes? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!


Roberto Rozon
Vice Presidente Comercial
Gostou? Compartilhe na sua rede social!