Mundo moderno exige conectividade ininterrupta para todo e qualquer negócio

Até bem pouco tempo, era o tamanho da empresa que definia a necessidade de terceirizar recursos de TI com uma empresa especializada. Hoje, companhias de todos os portes precisam estar conectadas em tempo integral, pois os negócios acontecem de maneira ininterrupta.

“Antes só se pensava em terceirizar quando havia uma grande quantidade de informação a ser gerenciada; hoje o que determina a contratação de um data center é a garantia de disponbilidade dos dados”, disse o VP de operações da Matrix, Eber Lacerda Junior.

Outro ponto a favor da terceirização, mesmo para empresas de pequeno e médio porte, está na flexibilidade. “Pequenas empresas hoje podem experimentar um crescimento acelerado, como acontece com as chamadas start ups, e demandar um aumento de capacidade da noite para o dia. As empresas devem contar com um bom parceiro de TI para conseguir atender demandas repentinas a contento”, lembra Lacerda Junior.

O executivo destaca ainda outros pontos a favor da terceirização de TI válidos para empresas de qualquer porte: a segurança dos data centers, com redundância nos sistemas, no fornecimento de energia elétrica e geradores de última geração para garantir acesso contínuo aos dados. “O que muda é o custo. Pequenas empresas adotam sistemas de armazenamento diferenciados, com menor capacidade, e portanto com custo mais acessível”, finaliza.