Não é novidade que as tecnologias estão constantemente surgindo, aprimorando e tornando bem mais práticos muitos detalhes na rotina das empresas.

Contudo, talvez o que você não saiba ainda é que pode estar gastando dinheiro com um tipo de estrutura que já não oferece os benefícios certos como deveria.

Felizmente, já existe uma nova solução para esse caso: a Infraestrutura como Serviço. Se ainda não conhece muito bem esse recurso ou se sente incerto em relação às possibilidades, este texto é para você! Explicaremos o que é e quais as vantagens do IaaS para o seu negócio. Segue a leitura!

O que é IaaS?

Denominado Infraestrutura como Serviço, IaaS é um tipo de modelo de computação em nuvem que aloca recursos de computação virtualizada para o usuário por meio da internet.

Trata-se de um dos principais componentes da computação em nuvem junto com Software como Serviço (SaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS). Apesar de serem frequentemente confundidos, o IaaS, PaaS e SaaS possuem diferenças e podem ser usados em estratégias diferentes de nuvem.

O IaaS ajuda os usuários a evitar o custo e a complexidade de adquirir e gerenciar seus próprios servidores físicos. Cada um dos recursos é oferecido como um componente de serviço individual e os usuários só precisam usar aquele que necessitarem especificamente no momento.

Com esse modelo de computação em nuvem, o provedor de serviços gerencia a infraestrutura enquanto os usuários podem se concentrar na instalação, configuração e gerenciamento de seu software.

Ao alugar um espaço no data center virtual do provedor de IaaS, os compradores obtêm acesso ao data center virtual diretamente, através da Internet, ou de canais de comunicação privados. 

Desse modo, o IaaS fornece matéria-prima e infraestrutura básica para TI. Além disso, também garante redução de custos, visto que os usuários só precisam pagar aqueles recursos que de fato utilizam.

Com essa tecnologia, os provedores de serviços em nuvem permitem que os usuários aluguem os servidores virtuais e o armazenamento enquanto formam redes para uni-los. E, ao alugar de um provedor de IaaS em nuvem, os usuários estão essencialmente alugando hardware junto com software de provisionamento que o automatiza.

Vantagens do IaaS

Se até aqui ainda persistem as dúvidas em relação a essa tecnologia e suas possibilidades, podemos afirmar que as vantagens do IaaS para o seu negócio são muitas!

Com a Infraestrutura como Serviço, é possível garantir mais agilidade em diversos quesitos e até mesmo redução de custo. Para esclarecer tudo isso, nós listamos:

Eliminação de investimentos e redução de custos

Uma das principais vantagens do IaaS para o seu negócio é em relação à otimização de gastos na área de TI. Com a tecnologia, é possível reduzir os custos de infraestrutura, uma vez que a nuvem será utilizada, sem perder qualidade e performance de recursos.

Torna-se desnecessário investir para aquisição de hardware mais potente para suportar as demandas esporádicas e de desenvolvimento de sistemas. Além de eliminar esse tipo de investimento, o tempo de disponibilização do recurso computacional é reduzido de semanas para minutos.

Além disso, a IaaS também ajuda a reduzir custos contínuos com a manutenção da infraestrutura. Além dos gastos relacionados ao uso direto dos recursos, provedores de serviços de nuvem gerenciada assumem tarefas como atualização de patches, desfragmentação de bases, e demais rotinas repetitivas do dia a dia.O resultado é uma diminuição efetiva da necessidade de headcount da empresa.

Respostas mais rápidas

Uma empresa, ao realizar mudanças internas ou de posicionamento de mercado, passa por uma série de transformações e adaptações que precisam ser feitas durante o processo.

Tais mudanças acontecem de forma bem mais ágil e com menos prejuízos imediatos por meio do uso de IaaS. Dessa forma, o custo de testar e errar é minimizado, alavancando a inovação da empresa.

Essa agilidade é uma vantagem do IaaS em relação à criação de soluções de silo para os usuários de negócio. Estes, ao contratarem aplicativos na empresa, por exemplo, podem receber respostas mais ágeis, já que os colaboradores possuem todos os recursos necessários para começar imediatamente a criação das soluções. 

Menos chances de indisponibilidade

Sabemos bem que os servidores físicos apresentam um grande problema que é a chance de indisponibilidade. E essa questão pode gerar uma série de riscos para os negócios, prejudicando a produção do dia, atrapalhando a performance da empresa, etc. 

Com o IaaS, por outro lado, esse risco diminui significativamente, já que os recursos estão sempre disponibilizados de maneira redundante na nuvem. Assim, em caso de alguma falha em um dos servidores, o acesso é direcionado imediatamente para outra máquina, sem causar interrupções que comprometam o trabalho.

Segurança da informação

Por atuar de forma online, acredita-se comumente que o IaaS não oferece segurança na coleta e armazenamento de dados. Mas isso, na verdade, é uma crença falsa.

As soluções de cloud privada e híbrida, oferecem recursos dedicados e ferramentas de segurança de ponta a baixo custo. Adicionalmente, o provedor de serviços de nuvem conta com profissionais, equipamentos, e melhores práticas de segurança – que a empresa, às vezes, nem conseguiria sustentar – agindo de forma a garantir total segurança dos dados.

Escalabilidade

Um dos grandes problemas em montar uma infraestrutura interna é não ter flexibilidade para atender picos de demanda, mesmo que na maior parte do tempo os recursos físicos apresentem capacidade ociosa. Com um modelo de IaaS, você pode simplesmente pagar por aquilo que vai usar e adicionar mais recursos computacionais à medida que suas necessidades mudem.

Melhora na recuperação de desastres

Já foi muito comum que as empresas apostassem em um lugar físico para funcionar como seu Data Center para recuperação de desastres. Nos últimos tempos, porém, a nuvem tem sido muito utilizada para a guarda de informações críticas do negócio e para desfrutar dessa garantia de continuidade das operações.

Sabendo dessas vantagens, o IaaS parece uma boa opção para o seu negócio agora? Se ainda assim sente certa insegurança, você pode conversar com alguém do nosso time pronto para encontrar a melhor solução para o crescimento do seu negócio!


Roberto Rozon
Vice Presidente Comercial
Gostou? Compartilhe na sua rede social!