Já não é mais novidade que o número de sequestro de dados aumentou muito nos últimos quatro anos e, após a pandemia, deu um salto ainda maior. Não por acaso, no Relatório Acronis Cyber Readiness, realizado pela Acronis com trabalhadores de 17 países, em quatro continentes, foi constatado que o ataque de phishing é o mais relevante entre todos, uma vez que pelo menos 39% das empresas enfrentam ataques de videoconferência regularmente e apenas 2% delas usam uma filtragem de URL como solução de segurança cibernética corporativa. 

É importante atentar para o fato de que tanto na vida on quanto na offline, é preciso se preocupar com a segurança, também conhecida como cibersegurança. Abrir mão de soluções para proteger seus dados que estão na rede não está muito distante de você. Basta escolher o serviço certo que atenda às suas necessidades de proteção, sejam dados pessoais ou da sua empresa. 

A Matrix oferece o serviço de proteção e cibersegurança baseado em tecnologia Acronis que garante segurança fim-a-fim: desde o terminal do usuário até as aplicações da empresa. A solução integrada de gestão de configurações, anti-malware, backup e restauração protege dados e aplicações utilizando inteligência artificial, análise comportamental e machine learning. Somente essas tecnologias de última geração conseguem lidar efetivamente com o volume e sofisticação dos novos ataques de malware e ransomware conhecidos, além de diversos outros ainda não conhecidos.

O gerenciamento de configurações (ou patches), garante que o parque de TI esteja sempre com a última versão de sistemas operacionais e patches de segurança: terminais, servidores e nuvem. Desta forma, você previne ataques de hackers antes mesmo que eles aconteçam. Além disso, as avaliações de vulnerabilidade de todo o parque de TI podem ser obtidas em tempo real e sanadas com apenas alguns cliques, movimento que facilita muito os esforços de gerenciamento de TI e da segurança.  

A proteção anti-malware contempla, entre outras funcionalidades, a filtragem de URL. Com isso é possível bloquear o acesso a sites maliciosos, que são recebidos pelos usuários através de e-mails ou arquivos PDF. Esta é uma das táticas mais usadas pelos hackers para sequestro de dados. Este tipo de tática fraudulenta ficou muito comum com o início da pandemia de Covid-19. Com a filtragem, que é baseada em 44 categorias, é possível controlar de forma granular o acesso a sites pelos usuários.  

A funcionalidade de backup e restauração é seu seguro: mesmo que seu parque de TI seja invadido, a Acronis garante uma cópia segura dos dados na nuvem. Através desta cópia é possível restaurar todo o parque de TI, seus dados e aplicações sem a necessidade de pagamento de resgate ao hacker. Dentre as características dessa cópia segura, existe a opção de backup transacional, o Acronis Active Protection. Ele garante que esta cópia de segurança na nuvem esteja sempre na última versão necessária.  

O centro de operação da Matrix é conectado ao Acronis Cyber Protection Operations. Esses centros funcionam de forma ininterrupta, recebendo e disparando alertas sobre ameaças digitais e físicas monitorando e ajustando de forma contínua e automatizada a postura de segurança cibernética da empresa. 

Por último, mas não menos importante, a Acronis ainda mantém as principais evidências de segurança forense. Isso permite que seja identificado rapidamente quando, o que e quem foi o responsável pela violação dos dados. Isso torna a investigação posterior mais fácil e barata, além de reunir evidências com validade legal, que podem ser usadas em cortes de justiça.

Soluções para assegurar seus dados online existem, mas é necessário que você dê o primeiro passo e implemente estes processos de segurança. Se precisar de ajuda, fale com nosso time de especialistas aqui na Matrix: https://matrix.com.br/entre-em-contato/.   


Alexandro Castelli
Diretor de Produtos
Gostou? Compartilhe na sua rede social!