Empresas que decidem seguir uma estratégia de TI híbrida enfrentam grandes desafios na implementação e gerenciamento. Muitos reconhecem que é necessária a orientação especializada para integrar componentes de nuvem pública, privada, e sistemas legados. Portanto, cada vez mais, empresas procuram serviços gerenciados para otimizar esses ambientes na nuvem.

Por meio de serviços gerenciados, os sistemas de uma empresa são migrados para a nuvem, onde um provedor terceirizado é responsável por seu gerenciamento. O time de TI pode, então, focar em objetivos de negócio, como encontrar novos mercados ou alcançar maior satisfação do cliente, além de reduzir custos operacionais. 

Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura.

O que são serviços gerenciados? 

Hoje, não se fala em outra coisa que não seja a digitalização de processos ou operações de uma empresa. Busca-se com isso com fazer com que a organização se modernize e se torne mais eficiente e produtiva. No entanto, por se tratar de uma tarefa complexa, muitas vezes o setor de TI fica saturado. 

Nesse sentido, uma solução que pode ajudar uma organização são os serviços gerenciados. Nesse caso, a empresa realiza a terceirização de todas as atividades de gestão de sua infraestrutura de TI para um determinado parceiro por meio de um contrato e acordo de nível de serviço previamente fechado.

Fazendo isso, os colaboradores e gestores da área de TI podem focar em processos de digitalização dos negócios, capazes de fazer com que a organização alcance, com maior velocidade, os seus objetivos, como o aumento do número de clientes e, consequentemente, o de vendas. 

Em resumo, os serviços gerenciados são uma forma de agilizar as operações de TI das empresas de modo geral. Há a possibilidade de contar com equipes formadas e qualificadas, bem como com soluções que podem entregar os melhores serviços em infraestrutura de TI. 

O que é uma estrutura de TI híbrida?

Basicamente, podemos compreender a TI híbrida como a junção dos dois principais modelos para uso de tecnologias de TI dentro de uma empresa, a saber: infraestrutura própria, com equipamentos de TI físicos e uso da cloud computing, ou melhor, da computação em nuvem. 

É comum, nesse processo, a empresa desejar manter determinados sistemas em infraestrutura dedicada (geralmente sistemas de consolidação e back-end) e cargas de trabalho em sistemas de nuvem (front-end, sistemas consumidos por clientes e parceiros). Adicionalmente, a infraestrutura de TI também compreende sistemas legados, hospedados nas instalações da empresa ou não.

Esses sistemas legados também necessitam estar integrados à infraestrutura em nuvem, através de redes privadas e aplicações middleware. Toda essa infraestrutura deve ser resiliente e estar protegida contra ataques cibernéticos. É aqui que entra a TI híbrida, como uma solução que pode tornar tudo isso mais eficaz, por meio da utilização de serviços de datacenters, cloud computing e conectividade. 

Por que os serviços gerenciados agregam valor à TI híbrida?

Os serviços gerenciados permitem que a empresa terceirize, além de ativos, a manutenção e gestão de sua infraestrutura de TI. Estes profissionais especialistas estão disponíveis em grandes volumes e escalas de trabalho ininterruptas, dando maior agilidade aos departamentos de TI tanto nas operações do dia-a-dia como na entrega de novos sistemas e aplicações.

Adicionalmente, os custos de headcount para operação da infraestrutura de TI tendem a ser menores, uma vez que as empresas de data center se beneficiam da economia de escala de operar múltiplos clientes e contar grandes volumes de profissionais especialistas. 

A partir dos serviços gerenciados, a estrutura de TI híbrida passa a desfrutar dos seguintes benefícios: 

– Redução dos custos de gestão da infraestrutura de TI, impacto positivo na folha de pagamento da empresa ;

– Profissionais certificados e especialistas operando em conformidade com as melhores práticas em regime 24x7x365;

– Melhoria na agilidade do departamento de TI, foco em soluções que agreguem valor ao negócio;

– Promove maior segurança à estrutura de TI passando a ter conformidade com as melhores práticas de mercado, como PCI-DSS e ISO 27001 .

As soluções de serviços gerenciados da Matrix

Como vimos, os serviços gerenciados podem agregar valor aos departamentos de TI da sua empresa, fazendo com que ela alcance maior velocidade e flexibilidade. Conheça algumas delas a seguir: 

Trabalho Remoto Seguro 

Sistemas baseados em tecnologia de lugar de trabalho na nuvem (cloud workspace) garante o mais alto nível de segurança e performance para acesso remoto aos sistemas da empresa.

Gestão da Experiência do Usuário 

Inteligência artificial que monitora todas as transações da empresa, corrige de maneira automatizada a causa-raiz de eventuais problemas, garantindo a melhor experiência para seus clientes e colaboradores  

Serviços de segurança gerenciada

A partir dessa solução, a sua organização fica devidamente segura. Ela busca reduzir o impacto de ameaças para seu negócio, independentemente de onde estiver os seus dados ou informações. 

Os serviços de segurança gerenciada da Matrix possibilitam que o seu empreendimento possa operar com segurança mesmo remotamente. E, com isso, permite o funcionamento adequado do seu negócio. 

Armazenamento/hospedagem gerenciado e back-up

A Matrix também dispõe do serviço gerenciado para o armazenamento e backup de sua empresa. Esse recurso protege, armazena e gerencia seus backups com segurança, reduzindo custos, bem como fornecendo assistência para a restauração de dados, se for o caso.

Recuperação de desastre e continuidade de negócios colocation

A partir dessa solução, você garante a continuidade das operações da empresa, através do estabelecimento de infraestrutura de TI em múltiplas localidades, preservando dados e  garantindo o funcionamento ininterrupto de sistemas de missão crítica. 

Serviço de gerenciamento de servidores ou data center 

Gerencia o coração de sua infraestrutura de TI híbrida e, a partir disso, evita situações ou problemas que podem fazer com que a sua organização deixe de funcionar como deveria – ou seja, com eficiência e produtividade. O serviço de gerenciamento de servidores busca identificar problemas e corrigi-los antes que eles interrompam o funcionamento de sua empresa. 

Após ler este conteúdo, percebeu que a sua empresa precisa de serviços gerenciados para melhorar a sua gestão de TI híbrida? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. 

Somos especialistas no assunto e podemos fazer com que a sua organização funcione de forma eficiente, a partir de soluções modernas de cloud computing, conectividade e data center.


Roberto Rozon
Diretor Comercial
Gostou? Compartilhe na sua rede social!