Com os avanços tecnológicos do hardware, cloud computing, software e clusterização, as empresas vêm se tornando cada vez mais dependentes dos recursos de TI e passam a adotar diversos novos modelos de estrutura.

Esses elementos da Tecnologia da Informação priorizam a continuidade e a segurança. Com isso, a redundância se tornou tendência entre as metodologias adotadas. Confira mais, no artigo a seguir, sobre o que é, quais as vantagens e o porquê essa solução é necessária. Boa leitura!

O que é redundância em TI?

Um termo da Engenharia que está relacionado à duplicação das funções críticas de um sistema ou de seus componentes. Assim podemos definir a redundância em TI.

Com a intenção de aumentar a confiabilidade, geralmente na forma de backup ou na proteção contra falhas, e melhorar o desempenho, esta é uma maneira de ampliar os recursos e reforçá-los, expandindo a segurança de uma maneira geral.

Isso porque, com a redundância funcionando, a empresa pode ficar sossegada, caso um elemento de infraestrutura venha a falhar, porque o elemento alternativo manterá tudo funcionando enquanto os técnicos estão trabalhando para colocar os dispositivos com defeito em ordem.

Assim, a produtividade nunca será interrompida e a organização seguirá com a sua rotina normal.

Dessa maneira, pode ser eficaz em falhas nos discos, cabos ethernet, ou nas fontes de alimentação de energia, em erros nas placas de rede, entre outros fatores que são primordiais para que todo o sistema siga funcionando corretamente.

Quais os tipos de redundância?

Existem alguns tipos de redundância que precisam ser realizadas e que podem fazer a diferença na sua corporação. Entre elas podemos citar:

Redundância de dados

A maioria das empresas tem o backup dos dados como uma solução eficaz para recuperação em qualquer eventualidade de sinistro.

No entanto, é importante ter em mente que esta estratégia não oferece suporte a continuidade das operações durante o período falhas no sistema principal e que, por esse motivo, é indispensável pensar em novas alternativas.

Para isso, a redundância aparece como uma forma inovadora. Afinal, se dá quando o mesmo dado é armazenado em dois ou mais locais separados, seja essa redundância estabelecida no próprio equipamento (como múltiplos discos), ou em equipamentos alternativos dentro do mesmo site,  ou em sites diferentes, inclusive através de um serviço em nuvem, o que é essencial para garantir que o negócio não tenha interrupções, mesmo com as adversidades.

Assim, embora possa ser um desafio conciliar os dados duplicados, entender como automatizar a redundância pode ajudar a mitigar problemas de inconsistência de dados em longo prazo.

Redundâncias de rede

Redundância de rede é um processo pelo qual múltiplos circuitos,  ou circuitos alternativos são instaladas na infraestrutura a fim de garantir seu funcionamento em caso de falha ou indisponibilidade.

Aqui, a ideia é garantir que, se o caminho principal sofrer algum tipo de interrupção, a redundância será usada pelos servidores, quase que oferecendo uma “rota alternativa” para lidar com a situação e continuar com a comunicação de dados ativa.

Para isso, circuitos e equipamentos de rede redundantes, como switches e roteadores, entram em ação e estabelecem a continuidade da comunicação de dados . Além disso, além de ter uma infraestrutura de hospedagem de servidores dentro da empresa, o uso de um Data Center, também é recomendado.

Redundância das Facilidades

Tida como um dos componentes mais críticos de todo o processo, a redundância das facilidades prediais diz respeito a equipamentos de captação e distribuição de energia elétrica, ar-condicionado, e baterias, garantindo que não existe um ponto único de falha na infraestrutura predial que possa gerar indisponibilidade em elementos de TI, mesmo que estes sejam redundantes.

Tendo isso em vista, se houver alguma manutenção agendada ou, ainda, se uma interrupção não planejada vier a acontecer (como falha no provedor público de energia elétrica), esses componentes secundários irão assumir o controle e manter os servidores funcionando.

Dessa maneira, atua fisicamente para que a redundância de rede e dados opere de forma ininterrupta. Portanto, levando isso em consideração, infraestruturas prediais de Data Center, são essenciais. Isso porque suas instalações de geração, captação e distribuição de energia elétrica redundantes a tornam tolerante a falhas, garantindo a disponibilidade em 99,995% 

Ademais, cumpre com requisitos das melhores práticas do mercado, como o TR 3 ou Tier III, certificação usada para mensurar o nível de resiliência das facilidades prediais, e atesta que a capacidade individual de cada um de seus subsistemas é suficiente para manter as operações ativas no caso de manutenções ou falhas.

Quais as vantagens de ter soluções de redundância?

Entre as vantagens que a redundância em TI pode trazer para quem é adepto desta solução, é possível observar:

  • Aprimora a confiabilidade e a experiência dos usuários;
  • Permite que as empresas mantenham seus processos de negócio em andamento;
  • Reduz os custos e prejuízos que a inatividade pode trazer;
  • Garante melhor segurança de dados;
  • Diminui os riscos e os seus possíveis efeitos;
  • Recupera informações que foram perdidas ou afetadas;

Por que preciso de redundância?

Você ainda se pergunta por que é preciso utilizar a redundância? A resposta é simples. Agora, é possível compreender e afirmar que as redundâncias são como um seguro que funciona contra as falhas.

Por essa razão, ela reduz os riscos de que a sua empresa sofra alguma interrupção e seja afetada, perdendo dados que são necessários para a realização de negócios e até mesmo para a gestão das operações.

Dessa maneira, contar com uma solução como essa significa ter a certeza de que, mesmo que o seu backup venha a falhar, você ainda terá uma alternativa e não será prejudicado em nenhum aspecto. Lembre-se: como dizia a sua avó, o seguro morreu de velho!

Saiba mais

Quer continuar se informando sobre a redundância em TI? Nós podemos ajudar você!

Formada por um grupo experiente de engenheiros de rede seniores em 2000, a Matrix cresceu e se tornou um dos provedores de Serviços de Data Center mais confiáveis do país, dando suporte incondicional aos clientes e atendendo a todas as suas necessidades com o máximo de tecnologia e especialização.

Conheça agora mesmo os nossos serviços e informe-se com o nosso time de experts!


Roberto Rozon
Diretor Comercial
Gostou? Compartilhe na sua rede social!