Ir para o conteúdo

Soluções para ISPs: Trânsito IP e IX.Br, meet me room (MMR) e Serviços de Valor Agregado (SVA)

Já parou para pensar que oferecer um serviço de internet “apenas”, atualmente, pode ser pouco? Pare para pensar: você já tem uma base de clientes que poderiam estar gerando uma mensalidade maior, caso você ofereça serviços adicionais ao Mbps. As ofertas multisserviços são tendência no setor, afinal, elas acabam sendo o diferencial que uma empresa de Internet Service Provider (ISP) pode oferecer para seu consumidor, indo além das características de três anos atrás, por exemplo, onde  fibra ótica ainda era escassa e considerada um diferencial. Além da rede, existe uma oportunidade enorme para ISPs comercializarem conteúdos e aplicações na cloud.

Se em 2018 o aumento da banda larga foi responsável por 70% de novos contratos assinados, de acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em 2021, oferecer um pacote completo de internet segura com e-mails, site, domínio, comando de voz, ativação de câmeras, armazenamento em cloud, além de tantas outras coisas possíveis de serem oferecidas pela internet, será o caminho que vai facilitar a vida do consumidor e, por consequência, ampliar o leque de opções das ofertas de ISPs.

Combinar a oferta da rede com ofertas de conteúdo e aplicações é um ciclo virtuoso: enquanto o usuário puramente de banda de trânsito tem tendência a consumir mais banda entrante, o usuário de conteúdo tem tendência a consumir banda sainte. Significa que você alavanca sua receita por usuário, sem a necessidade de investimentos adicionais em rede.

Adicionalmente, os serviços de conteúdo e aplicações têm cargas tributárias menores do que os serviços de rede, isso permite que o ISP ofereça combinações ou “combos” de serviços, onde o cliente-final obtém mais valor a um preço mais agressivo.

No entanto, é preciso olhar, também, para o perfil de consumidor com o qual a sua empresa trabalha. Ofertas como backup, SD-WAN, firewall virtual, proteção contra sequestro de dados e LGPD fazem muito sentido para ISPs atuando no segmento corporativo. Já ofertas como IPTV, WIFI, CFTV, e otimização de latência para Games, por exemplo, estão mais alinhadas com o público doméstico. Outra tendência dominante para ambos os públicos é a utilização de cloud computing e CPEs universais (uCPE) para a entrega de multiserviços.

Utilizando soluções de Cloud e Data Center o provedor também garante uma melhor qualidade, contando banda de acesso a internet protegida, através de anti-DDoS, e circuitos de múltiplas operadoras e abordagens. O ISP também consegue expandir a cobertura dos seus serviços para além de sua infraestrutura de rede: através de interconexões em  Meet-Me-Room (MMR),o provedor pode estabelecer peering e acordos de troca de tráfego com outros ISPs e operadores de serviços de trânsito, como o IX.Br que reune os principais players da internet brasileira.

Não por acaso, a Matrix é considerada a empresa com o data center mais conectado de São Paulo. Ela conta com mais de 200 ISPs como clientes, e soluções completas de conectividade de alta disponibilidade, além de serviços de valor agregado (SVA) em cloud computing prontos para ajudar na transformação digital de seus clientes

Conheça nossos serviços: 

  • Conectividade IP: banda redundante para acesso à internet de diversas operadoras e por meios distintos e alta disponibilidade de comunicação do data center com a internet
  • Troca de Tráfego com membros do CGI.br: acordos específicos com as principais empresas da internet brasileira
  • Interconexão: cross-connect física e dedicada entre equipamentos do ISP que estão no data center da Matrix
  • Meet-Me Room (MMR): espaço específico que contempla dupla abordagem de operadoras de telecomunicações
  • Serviços de Valor Agregados (SVA): possibilidade para o operador de redes ISP criar ofertas combinadas de conectividade e serviços de software

Não adianta, para crescer, é necessário olhar para o futuro do seu negócio. O futuro das soluções para ISP é o multisserviço, e para isso é preciso contar com parceiros especialistas. 

Saiba mais sobre os produtos e serviços da Matrix em www.matrix.com.br ou solicite uma cotação aqui: https://matrix.com.br/quero-uma-cotacao/


Renato Minutti
Gerente de Produtos

Compartilhe