Com a crescente adoção do trabalho remoto, novas tecnologias e ferramentas são importantes para garantir a efetividade da força de trabalho, como é o caso da Cloud Workspace.

Novas tecnologias de segurança de rede aprimoraram-se de acordo com a exigência dos consumidores e colaboradores, tornando os modelos de VDI (virtual desktop interface) e de VPN (virtual private network) obsoletos. Com tecnologias baseadas na nuvem, processos de instalação, suporte, monitoramento e gestão do trabalho remoto se tornaram mais eficazes, e o serviço Cloud Workspace é referência no assunto.

Quer saber mais? Leia o post até o final e conheça as novas modalidades de trabalho remoto no mercado e como a Cloud Workspace pode te ajudar nesse tipo de serviço.

Adeus a VPN tradicional

Conforme sabemos, os negócios caminham para uma evolução sem precedentes; além da situação momentânea do COVID, já se fala no “novo normal” onde nossas residências passarão a ser o novo local de trabalho.

Adicionalmente, ferramentas de trabalho remoto podem acelerar a integração de colaboradores,  ajudando em processos de incorporações, aquisições,e fusões. Por fim, as modalidades de trabalho temporário, oficializadas na nova CLT, demandam tecnologias para que garantam acesso seguro e eficiente para esse novo tipo de colaborador.

Entretanto, as tecnologias de VDI e VPN tradicionais não comportam as demandas dessas novas mudanças. Um dos motivos é a necessidade de instalação de componentes nos microcomputadores de cada colaborador, gestão de credenciais de acesso temporário, além dos riscos de segurança para a rede da empresa, provenientes da infraestrutura de TI residencial, como vírus e ransomware.   

Um estudo feito pela Markets and Markets mostrou que o trabalho tipo workspace cresceu exponencialmente. Em 2014, atingiu $ 4,7 bilhões e, em 2019, subiu para $ 9,41 bilhões, tendo uma Taxa de Crescimento Anual Composto (CAGR) de 14,6% durante todo o período de previsão.

Dessa forma, utilizar o lugar de trabalho na nuvem (cloud workspace) é uma evolução do VDI, onde os usuários podem acessar aplicações de negócios e dados corporativos de qualquer lugar através do uso da internet e data centers, de maneira prática e segura.

Por que investir em tecnologia Zero Trust?

A segurança de rede é primordial para os negócios. Por isso, pensando na segurança cibernética das empresas e no fluxo constante de informações enviadas para diferentes endpoints, o modelo Zero Trust de segurança ressalta o pensamento de que ninguém é confiável por padrão, estando dentro ou fora da rede organizacional.

Assim, o Zero Trust automatiza a prevenção de possíveis ataques cibernéticos, fraudes e demais ações pertinentes, minimizando os riscos provenientes da infraestrutura de TI residencial.

Com a expansão do trabalho remoto, verificou-se aumento exponencial dos ataques que exploram portas abertas de firewalls, necessárias no modelo VDI / VPN, surgindo a necessidade constante de proteger todas as brechas de segurança.

Por que a Matrix Cloud Workspace garante total segurança e praticidade?

As soluções Cloud Workspace da Matrix permitem que seus colaboradores, parceiros e prestadores de serviços tenham acesso aos aplicativos da sua empresa de forma rápida, remota e segura.

Assim, com a rápida instalação e autenticação integrada aos sistemas de autenticação da empresa, o Cloud Workspace suporta a maioria dos ERPs e pacotes de colaboração do mercado, fazendo com que o colaborador trabalhe como se estivesse fisicamente na empresa e de forma segura, seguindo princípios da tecnologia Zero Trust.

Além da praticidade da gestão centralizada, eliminação da necessidade de instalação de software em dispositivos dos usuários e da abertura de portas em firewalls, o Cloud Workspace garante funcionalidades como:

1. Segurança na transmissão

Toda as sessões são criptografadas com AES 256 (e não TLS-1.2), a fim de garantir que os dados não sejam expostos a qualquer pessoa suspeita na rede.

2. Alto desempenho a baixo custo

Utiliza rede Akamai de entrega de conteúdo, garantindo menor latência de comunicação, independentemente de localização geográfica do usuário.

3. Segurança para aplicações

Servidores de borda atuam na obstrução automática de ataques tipo DDoS na camada de rede e inspecionam solicitações da Web para bloquear ameaças, como injeções de SQL, XSS e RFI.

4. Multi-Cloud, Hybrid Cloud

Acesso e controle unificado para aplicações hospedadas na Matrix, em nuvem de varejo (AWS, Azure, Google), ou nas dependências do cliente.

Vantagens de contar com a Cloud Workspace

A partir do que já apontamos, dá-se para ter noção a respeito das vantagens que o Matrix Cloud Workspace pode oferecer ao seu negócio. No entanto, caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, leia as principais que preparamos:

Segurança, robustez e tolerância a falhas

A Matrix Cloud Workspace conta com ambientes de data center com a mais alta segurança física, de maneira a garantir que o trabalho remoto de sua empresa aconteça com eficiência e produtividade, mas mais ainda, com segurança.

Além disso, tais ambientes dispõem de sistemas redundantes de alimentação e geração de energia elétrica. Tudo isso para garantir que a sua empresa não pare, em qualquer que seja a hipótese.

A Matrix Cloud Workspace é a parceria certa para a empresa que deseja funcionar não só de forma eficiente e produtiva, mas com segurança em relação às suas operações de TI.

Simplificação da infraestrutura de TI

Outro ponto que merece destaque em relação ao Matrix Cloud Workspace é que conta com especialistas que ficam responsáveis pela realização das tarefas de manutenção rotineira da infraestrutura de TI de sua empresa, garantindo que funcione com eficiência e de maneira otimizada.

Com isso, você pode simplificar as operações desse setor e garantir que a sua equipe de TI foque no que realmente importa: em projetos que possam impactar positivamente o seu negócio, fazendo com que aumente não só o número de clientes, mas de vendas, o oxigênio de toda e qualquer organização.

A sua equipe de TI fica com mais liberdade para conceber projetos de alto impacto para o seu negócio, deixando as atividades de manutenção de TI para quem entende de assunto e pode colaborar para o desenvolvimento de sua empresa.

Melhoramento do fluxo de caixa

A Matrix Cloud Workspace também pode contribuir para o melhoramento do seu fluxo de caixa, pois possibilita que minimize investimentos em infraestrutura de TIC através da contratação de serviços gerenciados de hospedagem.

Além disso, a depender da realidade do seu negócio, pode sugerir a substituição Capex por Opex, tornando, assim, a sua empresa mais moderniza, otimizada e econômica.

Escalabilidade

Além de oferecer as vantagens que destacamos, a Matrix Cloud Workspace pode possibilitar upgrade imediato de processamento, armazenamento e transmissão de dados, guarnecendo, assim, sua organização de informações organizadas e sistematizadas para uso estratégico.

Tais dados podem ser consultados sempre que necessário por algum dos seus gestores para uma tomada de decisão consistente e assertiva.

A escalabilidade instantânea da Matrix Cloud Workspace possibilita que a sua empresa atenda as variações de demandas de usuários, fazendo, assim, com que esteja preparada para a realidade digital.

Transformação digital é um caminho inevitável e a Matrix sabe disso, por isso se coloca à disposição, fornecendo serviços de hospedagem que todo e qualquer negócio precisa hoje em dia para que funcione adequadamente, com eficiência e segurança.


Alexandro Castelli
Diretor de Produtos
Gostou? Compartilhe na sua rede social!